É possível assegurar que existe uma correlação positiva entre anos de estudo e probabilidade de conseguir ingressar no mercado de trabalho? Sempre imaginei que sim, mas agora estou descobrindo que esta correlação positiva possui um limite e a partir deste limite ela começa a se tornar negativa. Ou seja, quanto maior sua qualificação menor as chances de ingressar no mercado de trabalho.
Estou tentando ingressar no mercado de trabalho desde maio de 2006, quando solicitei meu afastamento do cargo de Secretário de Finanças de Vale do Sol para ingressar no setor privado. Em março de 2006, para aumentar minhas chances de ingressar no setor privado resolvi começar um MBA.
Estou para concluir o MBA no mês de agosto deste ano e o que estava planejado para ser um diferencial ou um facilitador para o ingresso no mercado de trabalho, está se tornando um dificultador.
Claro que não quero culpar somente a qualificação (via anos de estudo) pela dificuldade de ingresso no setor privado, acredito que o fato de não ter em meu currículo experiências no setor privado possa estar prejudicando também.
Veja uma das respostas que recebi:
Boa tarde, Davi!
Confirmamos e agradecemos o envio do seu currículo para a vaga de Analista de Remuneração da Seara. Ele foi avaliado mas está muito além das exigências determinadas pelo cliente. Você poderá cadastrar seu currículo diretamente em nosso site e participar de outros processos seletivos.Conversei com outras pessoas, estas já com experiência no setor privado e me falavam da mesma dificuldade de ingressar no mercado de trabalho com maior gradução que a minha.
Não consigo imaginar a lógica econômica deste fato. Para mim, quanto maior a qualificação, maior o retorno marginal que posso proporcionar à empresa. Mas ao que parece a lógica não é bem esta. Alguma outra sugestão?