sábado, maio 05, 2007
sexta-feira, maio 04, 2007
Série de Preços (2)
Fumo Contribuíndo com a Saúde
Um pequeno resumo da notícia: O Hospital Beneficiente de Vale do Sol, não diferente de todos os outros hospitais de cidades do interior, encontra-se em dificuldades financeiras. Uma solução econtrada foi a doação de fumo por parte dos moradores de Vale do Sol à entidade, para que ela possa revender o fumo doado às empresas fumageiras.
Aproveitando a potencialidade da região para o benefício da sociedade.
Ainda sobre o Câmbio
"Feita a simulação, o resultado não é distinto do que eu afirmava acima: o efeito “puro” da taxa de juros teria feito a moeda se depreciar pouco mais de 6,5% entre outubro de 2005 e março de 2007, efeito, porém, mais que compensado pela queda do risco-país (apreciação de 1%), e, principalmente, pela forte queda da expectativa de câmbio 12 meses à frente (apreciação de 15%). A resultante destas forças seria uma apreciação do real em torno de 9% no período, bastante próxima ao valor observado (7,5%), sugerindo um modelo razoavelmente preciso."
Restrição à Caninha
"Mensalão, caseiro, Gamecorp... Nada disso derrubou Lula. Mas se tentar regular a caninha, Lula cai na semana seguinte."
Será que a lei iria vigorar para todos os brasileiros?
quinta-feira, maio 03, 2007
Câmbio
"...o BC agiu rápido e fez um leilão de "swap reverso" - que funciona como uma compra futura de dólares - no valor de US$ 3 bilhões."
Será interessante acompanhar a disputa do governo contra o mercado. Aguardem cenas do próximo capítulo, ou melhor, façam suas apostas.
Informe
Lembrando que esta variação está estruturada no fato de um surto de dengue que está ocorrendo no Rio Grande do Sul e que na cidade onde resido não existe vestígio do foco da dengue.
Previdência Informal
quarta-feira, maio 02, 2007
Incentivos (II)
terça-feira, maio 01, 2007
Impostômetro
Como o governo luta com dificuldades para arrecadar este recurso certamente será muito bem aplicado.
segunda-feira, abril 30, 2007
Um Não-Economista
Incentivos
- As propriedade que forem visitadas e nestas forem encontradas focos de mosquitos em locais como, pneus, vasos de flor, etc, serão multadas.
Na sexta estava escutando a notícia pela Rádio Gaúcha quando o apresentador do programa, não consigo me lembrar do nome, entrevistou o secretário de saúde de Ijuí-RS. O secretário explicou que diversas casas haviam sido visitadas e orientadas a limpar os locais em potencial para a proliferação do mosquito, mas quando os agentes retornavam às casas continuava tudo exatamente da mesma forma.
A idéia então, foi criar uma lei para que as casas sejam multadas quando da visita dos agentes e o encontro destes locais de possível procriação.
Depois que o apresentador do programa desligou o telefone fez o seguinte comentário: "não sei porque os municípios gostam tanto de meter a mão no bolso das pessoas".
Parece que falta ao apresentador um pouco mais de idéia sobre incentivos. Pergunta que deixo aos leitores do blog, incentivos contam na nossa vida?