sexta-feira, janeiro 12, 2007

Risco-país

O risco-país bateu novo recorde, atingiu os 192 pontos. Precisamos aproveitar este momento econômico mundial e aproveitar para crescer. Faz-se necessário reformas trabalhistas, políticas, diminuição do gasto público, realocação de gastos em investimentos necessários ao crescimento.

O grande problema é que o governo está sonolento e o que sairá deste pacote de crescimento que está para ser anunciado? Certamente não passará pelas reformas citadas acima e pior, passará pelo aumento do tamanho do Estado.

IPCA 2006

Saiu o IPCA de 2006, fechou em 3,14%. O menor desde 1998.


Já sabemos controlar a inflação, diga-se de passagem, desde o tempo de FHC. Até agora o o presidente "deste país" não contribui com nada além do que já tínhamos. Agora precisamos aprender a crescer, afinal, o capitalismo não tem uma receita, ele é um modelo dinâmico e precisamos estar sempre reavaliando nosso modelo para adequar-se a realidade de crescimento mundial.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Adeus Le Méridien

A partir de 1º de fevereiro haverá a troca do atual hotel Le Méridien pelo da rede Iberostar. O valor da negociação não foi revelado. O prédio pertence à Previ.

Agora é esperar para ver a reação dos clientes.

Metas para Brigadianos

Quem de nós no seu trabalho não está sempre ligado à metas? É o que pretende o novo comando da Brigada Militar do RS. Um Estado como os demais, que vive apreensivo devido a onda de violência precisa de soluções que não aumentem muito o custo da Secretaria.
Mas como acontece, na maioria das vezes, quando se tenta implantar uma nova forma de trabalho no setor público a revolta foi grande com a implantação de metas.
A argumentação é que irão escravizar os policiais, não vejo ninguém no setor privado falando em estar escravizado por ter de cumprir metas. Existe gerenciamento sem metas e dados do resultado destas metas? Porque no setor público não pode existir algo semelhante?
Deixo aqui os parabéns pela idéia do Secretário de Segurança. Está na hora de modernizar a administração e isto necessariamente passa por estipulação de metas.

Solução Simples

Parece que o Brasil não consegue viver sem proibições e pior, acho que a ditadura continua presente na cabeça de nossos políticos.

Aqui no Rio Grande do Sul querem proibir bares de se manterem aberto durante a noite, com a intenção de diminuir os assassinatos, lesões, traumas e acidentes de trânsito. Este programa, como chamam esta atitude ditatorial, será implantada nas cidades de Pelotas, Santa Cruz do Sul, Alvorada, Novo Hamburgo e Passo Fundo.

A solução não está na proibição, esta é a maneira mais fácil de se solucionar uma questão que vai muito além de beber à noite. Está relacionada a uma questão econômica e social. Novamente vai a pergunta, irão proibir as pessoas de beberem em suas próprias casas?

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Amigo do Presidente

Em seu discurso de posse Chaves disse que "construir o caminho venezuelano ao socialismos" é o único caminho à igualdade. Sempre fico em dúvida qual o sentido de igualdade para estas pessoas, seria nivelar todos em que classe social? De que forma? Com acesso a quais serviços? Com que liberdade?

E no juramento prometeu: "Juro por esta maravilhosa Constituição (...), pátria, socialismo ou morte". Alguma dúvida qual minha sugestão?

Novo Presidente da FEE

Hoje toma posse o novo presidente da FEE (Fundação de Economia e Estatística), o professor da PUC-RS Adelar Foschezatto.

Tenho a certeza de que fará um ótimo trabalho frente à Fundação. Parabéns e sucesso.

Índice Big Diogo

Diogo Mainardi criou a sua versão do índice do Big Mac, para quem não conhece o índice Big Mac faço uma pequena explicação.

Indicador do poder de compra das principais moedas mundiais, tendo como referencial o preço do Big Mac produzido com as mesmas matérias-primas e vendido praticamente em todo o mundo. Foi criado pela revista The Economist.

Diogo Mainardi criou o seu Índice Big Diogo, e chegou a conclusão de que o custo de vida dele no Brasil é mais alto do que em Veneza, para encerrar ele pergunta: "O que ainda estou fazendo aqui?".

terça-feira, janeiro 09, 2007

Proibidos de Acessar III

A idéia é boa.

Redução de Despesas

A governado Yeda vetou o aumento que seria dado aos servidores do Ministério Público, Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado.

A justificativa está de acordo com o que ela vem propondo desde a campanha. Um Estado que tem um déficit e que não cumpre com a Lei de Responsabilidade Fiscal quanto a limite da folha de pagamento e em outros áreas (é bom lembrar que não é só o Estado que não vem cumprindo com a LRF, o governo Federal também), como poderia conceder este aumento?

Agora irá para a Assembléia para lá decidirem se mantem o veto ou o derrubam. Raul Pont, do PT, já afirmou que derrubará o veto da governadora e que ajudará o Estado e a população rio grandense a pagar mais ainda por atos impensados ou visando apenas um futuro político. Não me surpreende nada a atitude do deputado e da bancada do PT.

Problemas

Estivemos praticamente todo dia com problemas no blogger, ao que parece o google está atualizando o blogger.

Agora tenho um compromisso do MBA e terei de sair, postarei mais tarde se conseguirmos terminar o trabalho de Estratégia Empresarial.

Conto com a compreensão de todos os leitores.

Proibidos de Acessar II

Recomendo a leitura de Reinaldo Azevedo sobre o vídeo de Cicarelli. Além da apresentadora do Beija Sapo o texto fala ainda sobre o juiz que concedeu a decisão judicial.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Brigadianos ou Pedreiros

Existem várias pessoas que possuem dois ou até mais locais de trabalho, o único problema é quando se trabalha como pedreiro na hora que deveria estar trabalhando como brigadiano.

O fato ocorreu em Alegrete, comandante da Brigada Militar utilizava PMs para realizar serviço em sua casa na hora de expediente. Só para lembrar este comandante que não contribuo para o Estado para realização de serviços particulares em casa de comandante.

E eu que pensei que atitudes como estas já estavam superadas no nosso país.

Proibidos de Acessar

Estamos proibidos de acessar ao site do You Tube devido a uma ordem judicial. Tudo isto proporcionado pela Daniela Cicarelli, aquela que já foi casada com Ronaldo.

De nada adiantará isto agora, o e-mail com o ato já circulou pela internet e acredito que várias pessoas o tem no próprio micro.

Só falta agora a justiça confiscar os computadores pessoais.

Protesto ou Estratégia?

A notícia é esta: Produtores dão melancia a gado em protesto contra baixo preço.

Acredito que o verdadeiro motivo para a distribuição de melancias não se deve ao protesto, e sim, a uma diminuição da oferta de melancias no mercado, fazendo que o preço do produto aumente. Afinal, dimnuição na oferta reflete em aumento no preço.

Também há a possibilidade de criação de uma Associação de Produtores de Melancias para a próxima safra, o que a princípio ajudaria a aumentar o preço do produto se agirem de forma coordenada.

Volta da Metade Sul

Depois de um ótimo final de semana onde consegui reencontrar grandes amigos e prestigiar a formatura do agora Dr. Igor, como os dois oradores enfatizaram.

Estou tendo um pouco de problemas com o Blogger, não está querendo funcionar perfeitamente. Mas estarei de volta com as postagens.