sexta-feira, junho 29, 2007

Fiquem de Olhos Abertos

Estive pensando sobre a crise que está cada vez maior na esfera federal, ou seja, no senado e na câmara de deputados. O que mais me impressiona é que todos os fatos são deixados bem distantes do presidente.

Vejamos, o partido do presidente deixa a presidência do senado para outro partido, que por sua vez envolve-se em supostos atos ilícitos, no decorrer das investigações começam a aparecer outros envolvidos em outros atos ilícitos.

Tudo isto leva a população a acreditar que o senado, como todo, possa estar envolvido em grandes problemas.

Quando isto ocorrer, coloca-se algum problema na câmara dos deputados, que faça com que as pessoas lembrem do caos que esta instituição esteve no ano passado.

As duas instituições ficam completamente desacreditadas e a população pede mudanças.

O único que está sempre "limpo" e que "não sabe de nada" nisto tudo, trata-se do presidente.

Logo...

PS.: Deve ser um processo de loucura minha.

quinta-feira, junho 28, 2007

Primeiro Lugar

Estamos na primeira colocação no ranking de burocracia:




Jornalismo Econômico

O Leo abordou um assunto interessante:

O jornalismo econômico deveria tornar acessível ao leitor comum o que os economistas dizem. Apenas isso. Nada de formular suas próprias teses, muito menos fazer lobby.

Por que o jornalismo econômico feito no Brasil é tão ruim? Minhas hipóteses:

1- A bizarra lei que exige o diploma de jornalista afasta os economistas com vocação jornalística;

2- Quem disse que o leitor quer boas análises econômicas? Revistas de fofoca e livros com teses conspiratórias vendem mais do que interpretações mais sensatas, monótonas e corretas. Os jornalistas só dão aquilo que os leitores querem;

3- Ora, o jornalismo é corresponde com o nível de desenvolvimento do Brasil. Ou seja, o Luis Nassif boliviano deve ser ainda pior do que o brasileiro; já seu correspondente suíço deve ser bem melhor. Não se precisa de maiores explicações;

4- A longa instabilidade induziu um interesse excessivo por macroeconomia no leitor comum. No Brasil, ao contrário de outros países, todo pasquim apresenta a cotação do dólar. Isso não acontece nos outros países. Com isso, a qualidade do leitor mediano piorou e induziu a piora na qualidade do jornalismo econômico.

Vocês concordam?

Por favor, façam seus comentários lá no blog do Leo.

Cartas Marcadas?

Parece que o nosso país realmente perdeu a boa educação (ou será que nunca teve?). Quando você faz um concurso público você tem a certeza de depender somente de você para conquistar a vaga almejada. Mas não é o que está acontecendo no Rio Grande do Sul.

Existem vários concursos para prefeituras sob suspeita de conceder gabarito aos amigos políticos para passarem no concurso.

O setor público cada vez mais entra em descrédito na sociedade.

quarta-feira, junho 27, 2007

Mais Milionários no Brasil

Eu poderia aproveitar o fato de termos um aumento de 10% no número de milionários no Brasil em 2006 para dizer que o presidente Lula está governando para deixar os ricos mais ricos.

Mas obviamente não farei isto por não concordar com este jogo político.

Deixando de fora então o fato político, estamos com um número maiores de milionários no Brasil. E veja porquê isto ocorreu (negrito por minha conta):

De acordo com o levantamento, o aumento foi impulsionado pela aceleração no consumo e no investimento privado, pela redução do juro e da inflação, e pelo superávit da balança comercial.

A notícia pode ser acompanhada aqui.

Carro Novo

O que achas de quitar sua dívida no banco e ainda sair de carro novo? O momento é propício para as pessoas que estão no cheque especial financiarem um carro novo com taxas muito inferiores as pagas aos bancos.

Venda seu carro usado e com o recurso pague sua dívida junto ao banco. Depois financie um carro novo com juros muito inferiores.

A pergunta que fica: Será que isto seria possível em tempos de inflação alta?

Olha o Coelhinho da Páscoa Chegando

"O debate sobre a possível (mas não adotada) redução da meta de inflação para 2009, mantida ontem em 4,5%, teve ao menos um mérito: mostrou que ainda há economistas no mundo que acreditam ser possível acelerar o crescimento à custa de inflação mais alta (ou, de forma equivalente, que perseguir inflação mais baixa implica menos crescimento). Tal feito só será superado quando antropólogos localizarem a tribo há muito perdida que ainda idolatra o Coelhinho da Páscoa, mas acho que, por enquanto, uma bizarrice só é suficiente".

Mas sempre tem os que acreditam em Papai Noel, Coelho da Páscoa... Mantega que o diga.

terça-feira, junho 26, 2007

Alta Velocidade = Pênis Pequeno

O título faz referência a uma campanha do governo australiano.

Será que fizeram algum tipo de pesquisa?

Drogas

O blog Pura Economia nos mostra a estatística do uso da maconha. Outra reportagem nos mostra que o consumo de drogas estabilizou no mundo, mas no Brasil está aumentando.

domingo, junho 24, 2007

A Culpa é da Prosperidade

Segundo Mantega, o problema do nosso caos aéreo é devido a grande prosperidade econômica em que estamos.



Claro que Sponholz conseguiu pegar bem o espírito do fato.



Minha Fazenda

Fonte: Sponholz