sexta-feira, abril 20, 2007

Gastos Governamentais


Bancos e a Questão Social

Quem disse que os bancos não ajudam na questão social?

Máfia tentou sacar R$ 4 milhões antes de ter bens bloqueados, movimentação foi impetida por alerta dos bancos.

Composição do Spread

Fazia um bom tempo que não estava mais acompanhando o programa Conversar Cruzadas, mas durante esta semana resolvi assistir novamente ao programa. Que em resumo é um debate entre quatro participantes, sendo dois de uma visão do tema escolhido pelo programa e outros dois de outra visão.

Ontem fiquei estarrecido com um dos participantes, economista "comuna", pela falta de conhecimento sobre um determinado assunto que já relatarei logo mais.

O tema central era sobre a capitalização do Banrisul, através da venda de até 49% de suas ações no mercado de ações, a exemplo do que já foi realizado pelo Banco do Brasil.

Foi quando este "economista" simplesmente largou a seguinte conclusão: "aos leigos que estão nos assistindo, o spread é o lucro dos bancos".

Com muita serenidade o economista André Azevedo, professor da Unisinos, interviu explicando qual a composição do spread bancário.

Para uma ajuda aos economistas "comunas", a composição do spread é a seguinte:

  • Impostos diretos;
  • Impostos indiretos;
  • Despesas administrativas;
  • Despesa de inadimplência;
  • Lucros.

Obviamente que os lucros estão inclusos no spread, agora afirmar que o spread é o lucro é de uma total falta de conhecimento sobre o tema. Leiam "comunas", a leitura é a melhor forma de aprendizado.

quinta-feira, abril 19, 2007

Abra o Olho

Fonte: www.sponholz.arq.br

Mercado Imobiliário Americano

Este vídeo está realmente muito bom. A dica veio do Leonardo Monasterio Blog.

Taxa de Juros

Ontem foi decidido pelo Copom a queda em 0,25% da taxa de juros brasileira (SELIC), claro que ainda continuamos em primeiro na lista do mais altos juros reais do planeta. A nova taxa de juros ficou em 12,5%.

A votação ficou em 4 votos para o corte de 0,25 e 3 votos para um corte maior de 0,5.

A previsão de que os juros cairiam apenas 0,25 foi dado por Economia das Bananas.

A saber:

Dança das cadeiras
Esta provavelmente foi a última reunião da qual participa o diretor de Política Monetária do BC, Rodrigo Azevedo. Ele será substituído por Mário Torós. Entretanto, como Torós ainda tem de passar pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Azevedo participou da reunião desta semana.

quarta-feira, abril 18, 2007

Transtorno Bipolar?

Aqui no Rio Grande do Sul estamos vivendo uma crise entre a governadora (PSDB) e o seu respectivo vice (DEM - ex PFL). O vice governador tem as mesmas idéias, e as defende publicamente, que tem este blog. Ou seja, diminuição do tamanho do estado, diminuição de impostos, produtividade no setor público entre outras.

Ontem a noite assistindo ao Conversas Cruzadas (um programa de debate que passa na TVCOM) assisti a algo que só lamento não ter como disponibilizar para vocês leitores.

Estavam no programa deputados da situação e da oposição, debatendo sobre a crise instituída no governo de Yeda devido à demissão do secretário de segurança, já debatido em outro post. Neste programa se faziam presentes deputados do PSDB, PP, PDT (envolvido na demissão) e DEM.

No decorrer do debate, o deputado Adilson Troca (PSDB) fez o seguinte comentário: "Eu entendo a situação do vice governador, ele está defendendo sua ideologia, seu pensamento. Mas depois que se é governo as coisas mudam".

Como assim as coisas mudam? Quer dizer que uma coisa é quando se está em campanha e outra coisa é quando se é governo? Não nobre deputado, as coisas não devem ser desta forma. Eu estou cansado de políticos assim, que parecem verdadeiros camaleões.

Até entendo a situação do PSDB, que acredito estar passando por um momento de grande reflexão se é ou não oposição ao governo federal, que estratégia adotar para o futuro, talvez até hoje ainda não esteja entendendo como venceram as eleições... Mas criticar uma pessoa que faz a única coisa que se espera de um político, ou seja, defender a sua bandeira mesmo depois de eleito.

Vou chamar isto de políticos com transtorno bipolar. Uma coisa é antes das eleições e outra quando se é governo.

FHC

Fernando Henrique encerrou o XX Fórum da Liberdade, segundo ele "falta virtude à democracia brasileira".

Blog Novo

Conforme havia comentado ontem sobre novidades que teríamos, estamos com um novo blog fixo aí do lado.

Depois de um longo tempo longe dos blogs, Leonardo Monasterio está retornando ao meio.

terça-feira, abril 17, 2007

Mudanças de Regras

Parece que depois que conseguiram mudar o cálculo do PIB brasileiro, que por passe de mágica cresceu, agora estão tentando fazer com que a análise de risco do país também obtenha mudanças na forma de avaliação.

Alguém ainda consegue acreditar em números vindos do governo?

Sugestão

Gostaria de deixar uma sugestão aos organizadores do Fórum da Liberdade, pensem na criação de uma opção de inscrição que dê direito a escutar as palestras via uma rádio criada pelo próprio Fórum.

Não sei da viabilidade econômica deste investimento, mas tenho certeza de que haveriam pessoas interessadas. Me incluo neste nicho de mercado.

Novidades

Teremos uma grande novidade nos links fixos aí do lado. Esperem e verão.

Gente que Trabalha



Esta foi retirada do Tambosi. Link fixo aí do lado.

Chamando a Atenção

O que está chamando a atenção no XX Fórum da Liberdade é o caminhão da foto acima.

Trata-se do vandalismo, praticado por parte do MST, quando da invasão da Fazenda Coqueiros em 27 de outubro de 2006.

Está dentro do tema abordado pelo Fórum este ano, a saber, respeito pelo direito de propriedade.

Crédito da Foto: Arivaldo Chaves - Zero Hora

Boas Entrevistas

Está ocorrendo desde ontem o XX Fórum da Liberdade, um evento que vale todo o investimento que você faça. Infelizmente não poderei participar neste ano por incopatibilidade de horários.

Mas quero deixar algumas entrevista que a Zero Hora fez com palestrantes do evento, a primeira com Alejandro Peña Esclusa e a outra com James Shikwati.