quarta-feira, janeiro 24, 2007

Investimento na Metade Sul

Aos poucos a Votorantim Celulose e Papel está divulgando com mais precisão onde irá instalar sua fábrica. Agora a disputa está somente entre os municípios de Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão e Arroio Grande.

Minha aposta fica com Capão do Leão, pelas dicas que estão sendo dadas pelos próprios diretores da empresa.

Será um impulos para a região tão defasada economicamente. Certamente ocorrerão mudanças profundas, tanto na questão da matriz econômica quanto no dinamismo que uma empresa deste porte trará aos empresários da cidade escolhida e das cidades em torno.

Algumas mudança já podem ser vistas, quando em Outubro de 2004 me mudei da cidade de Pelotas para o Vale do Rio Pardo, no trajeto percorrido entre estas as duas localidades encontrava-se campos desocupados. Agora pode-se ver árvores plantadas já para a fábrica a ser instalada.

Novidade

Mudamos agora para a nova versão do Blogger. Agora oficialmente pelo Google.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Internet Residencial

Vejam o que a privatização proporciona à população:

O volume de usuários ativos de internet residencial no Brasil chegou a 14,4 milhões em dezembro de 2006, 18% a mais do que no mesmo mês de 2005, e pela primeira vez o país passou da marca de 21 horas conectado por mês.

Ou será que alguém irá me dizer que com as telecomunicações nas mãos do Estado teríamos esta possibilidade.

Propaganda

Para quem gosta de futebol, estou com um blog sobre o Campeonato Gaúcho. O blog tem por título Gauchão.

Fica o convite para a visita.

Erro de Avaliação

A Ministra da Casa Civil em entrevista ao Bom Dia Brasil mostrou a visão econômica do governo.

O governo tem o seguinte raciocínio em mente: é preciso crescimento econômico (gerado basicamente pelo Estado) para que através deste haja aumento de arrecadação, para que com este aumento de arecadação possa ocorrer futuros cortes em carga tributária.

Visão esta do governo, coloco minha visão sobre o mesmo tema.

Redução do tamanho do governo, trabalhando com ganho de produtividade, redução da carga tributária, reforma trabalhista, tributária, previdenciária para que o investimento do setor privado possa ocorrer gerando o crescimento econômico. Através deste crescimento ocorra aumento de arrecadação.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Análise do PAC

Foi apresentado hoje o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Para mim nenhuma novidade, já havia inclusive comentado em um post que a base seria aumento do gasto público, ou seja, ao invés do setor privado impulsionar a economia o estado ficaria com esta parte.

Realmente se confirmou, e vejam que não sou somente eu que faço esta avaliação, vários outros economistas tem a mesma opinião. A lógica dizia o que seria apresentado, em um governo que possui economistas com idéias estatizantes não poderia vir algo diferente.

Sem reformas trabalhistas, previdenciárias, sem diminuição dos gastos correntes, sem desoneração tributária, mas com maior investimento estatal. A pergunta que fica é quem irá pagar a conta?

Espero que não estajamos colocando em risco a estabilidade de nossa moeda e a grande tanqüilidade que isto trás à população brasileira.

Isto tudo é muito mais um marketing político do que efetivamente uma solução para o crescimento econômico. Armínio Fraga nas páginas amarelas da Veja da semana passada afirmava que nós não conseguimos viver sem depender do governo, ficou visível isto novamente.

Economia no Esporte

As diferenças econômicas entre a São Paulo e Rio Grande do Sul são de conhecimento de todos. Agora vejam o valor da cota de TV que o São Paulo ganhará para a disputa do Campeonato Paulista, são R$7,5 milhões.

Grêmio e Inter não chegarão nem próximos a estes valores no Campeonato Gaúcho. Claro que sei da importância de cada um dos campeonatos. Além disto, no Campeonato Brasileiro existirem também estas diferenças nas cotas televisivas entre clubes do sudeste e a dupla Grenal.

A solução da dupla Grenal para equilibrar a disputa de jogadores de ponta no Brasil pode passar por questões que não envolvam cifras. Como por exemplo: a maior segurança que Porto Alegre proporciona em relação à São Paulo, maior facilidade de locomoção, oferece exatamente as mesmas oportunidades no que diz respeito as opções de lazer, o mês tendo sempre 30 dias.

Outra solução é na busca de novos sócios para que se consiga manter uma renda fixa, como já fez o Inter e agora está fazendo o Grêmio, para que com isso consigam ter uma programação financeira melhor.

É bom lembrar que satisfação nem sempre está ligada somente à salários altíssimos, por vezes salário altos e algumas outras satisfações como as citadas acima podem ser importantes.

Santa Cruz do Sul 2

Santa Cruz do Sul tem em seu trânsito um problema e uma possibilidade de aumento de arrecadação simultaneamente.

Vamos aos problemas do trânsito:

  • Ruas na sua grande maioria em sentido duplo;
  • A conversão, nas esquinas, pode ocorrer para o lado que imaginares;
  • Falta de fiscalização nas ruas;
  • Precisa-se parar em todas as esquinas com semáfaro, por não haver programação de tempo nelas para fluir o trânsito;

Estes são alguns problemas que me surgem neste momento. Para resolver estes problemas, foi contratada uma empresa "especializada" em trânsito. Claro que os valores por ela cobrada estão nas alturas.

Mas o ponto que quero abordar diz respeito à falta de fiscalização. Existe instituído na cidade os famosos "azuizinhos", mas que nunca se encontram fazendo o que deveriam fazer.

Minha sugestão para melhoria de forma econômica e com aumento de arrecadação. As leis de trânsito quando infringidas deve ser multadas, deve haver fiscalização por partes dos Agentes de Trânsito permanentemente.

A prefeitura arrecadaria uma quantidade enorme de recurso somente com multas de trânsito. Claro que isto, na visão da maioria dos prefeitos, tira futuros votos e não será implantado. Mas seria uma maneira simples, econômica e eficaz de organizar o trânsito na cidade. Afinal, educação também está relacionado com o lado econômico pessoal, multa e punições coíbem infrações.

Santa Cruz do Sul


Minha intenção era de fazer somente um post, mas iria ficar extenso demais e resolvi dividí-lo em dois. A primeira, que é este, será apresentação da cidade e o segundo sobre possibilidade de aumento de arrecadação e melhoria no trânsito.

Sou natural de Pelotas e me mudei para Vale do Sol em outubro de 2004, onde fui Secretário de Finanças do município. Atualmente resido em Santa Cruz do Sul, uma cidade muito bonita, limpa e ainda segura. Acredito que o grande cartão postal da cidade seja a foto que está logo acima, a catedral de Santa Cruz do Sul. Mas existem outros pontos turísticos na cidade muito bonitos.

A cidade é conhecida também como a capital nacional do fumo, sendo sua economia estruturada no plantio do tabaco e nas empresas fumageiras instaladas na cidade.

Outra atração que ocorre anualmente na cidade é a Oktoberfest, festa que se realiza no mês de outubro e que fica atrás somente da Oktober de Munique e de Blumenau (tive o prazer de conhecer no ano passado).

Uma cidade com ares europeus, segundo professores da FGV do Rio de Janeiro. Convido a visitarem Santa Cruz do Sul.

domingo, janeiro 21, 2007

Urnas Eletrônicas

Confesso que sempre me questionei sobre o motivo de um país como os Estados Unidos não adotar um sistema de votação eletrônica como o nosso. Não que nós brasileiros não possamos estar na vanguarda de uma tecnologia.

Ao que parece, segundo a Veja, está sob suspeita as eleições para governador de Alagoas. Há indícios de fraude nas urnas eletrônicas.

Será que a população continuará a acreditar cegamente neste sistema se as suspeitas vierem a se confirmar?

Globalização e Inflação

A idéia de que a globalização estaria influenciando os índices de inflação dos países está sendo defendida por economistas do BIS (Bank for International Settlements), que seria o Banco Central dos Bancos Centrais.

Ela realmente faz sentido, a globalização fará com que produtos de menores preços ingressem no mercado, como exemplos podemos citar produtos chineses. Este acesso à produtos com preços mais baixos faz com que, mesmo tendo um aumento de demanda, o que se não acompanhado de aumento de produção faria com que ocorresse aumento de preços, a inflação diminua.

Força inclusive empresas, sejam elas brasileiras ou não, a se tornarem mais competitivas no mercado.

A argumentação é de que este fato deva ser levado em consideração na política de juros praticada pelos Bancos Centrais. O que proporcionaria uma diminuição na taxa de juros e conseqüentemente um aumento de investimentos.

Mais uma demonstração de que com a globalização e o livre comércio a possibilidade de ganhos é de todos.