sexta-feira, junho 15, 2007

Cotas

A UFRGS está pensando na possibilidade de cotas raciais para o ingresso na faculdade. Acompanhe a proposta aqui.

Mais uma forma de corrigir problemas através do velho jeitinho brasileiro. Quando o problema está na base e quer se consertar no meio do processo.

Alguma sugestão ou opinião sobre o tema?

Faltou falar bem

Ontem nosso presidente avaliou que o povo brasileiro fala muito mal do país. Hoje ele, em reunião com ministros da área econômica, perguntou porquê o PIB havia crescido tão pouco no primeiro trimestre.

Talvez faltou ele falar bem do PIB.

Amigos "pero no mucho"

Sabe o que acontece quando existem muitos socialistas no poder? Eles se auto-eliminam. Já há uma certa tensão entre Chaves e Lula.

Agora, segundo esta notícia, Cuba quer recorrer à ONU para avaliar possíveis danos na produção de alimentos com o uso do etanol (oriundo do milho e da cana-de-açúcar).

E eu vou me divertindo.

Mapa Atualizado

Temos mais um blog que entrou na onda de fazer strange maps, trata-se do Salt Peanuts, já com link fixo aí do lado.


Ele fez um mapa com valores atualizados do PIB e chegou ao seguinte resultado:


Vale a pena conferir o blog.

Estados Americanos em Países - Expectativa de Vida



(Clique na imagem para ampliá-la)

Este é o outro mapa que Leonardo Monasterio e eu fizemos em conjunto. Agora são estados americanos transformados em países segundo a expectativa de vida.

Leo, é sempre um prazer fazer trabalhos com você.

quinta-feira, junho 14, 2007

Estados Transformados em Países através da Expectativa de Vida



(clique na imagem para aumentá-la)

O mapa acima mostra os estados brasileiros e seus respetivos países correspondentes no que se refere à expectativa de vida. Esta é mais uma parte do trabalho que foi realizado em conjunto entre Leonardo Monasterio e este blog.

Ainda temos mais surpresa para vocês. Aguardem!

Por que será?

"Quem viaja muito por esse mundo, como eu, volta decepcionado com a imagem que fazem do país lá fora. O brasileiro é o único povo que fala mal do seu próprio país. O suíço não faz isso. É preciso reconhecer que o país tem coisas boas e coisas ruins. Temos de falar bem do país, só depende de nós"

A frase acima é do nosso presidente Luis Travels Lula da Silva. Sempre pensei que FHC fazia viagens demais. Bom, mas a questão não é esta.

Agora porquê será que o suíço não fala mal de seu país? Como adoraria poder encher minha boca para dizer: o Brasil é um país seguro, em franco desenvolvimento, com alto poder aquisitivo e questões sociais todas resolvidas.

Lavagem cerebral presidente só funciona com certo nível intelectual, não adianta forçar uma situação não existente. Você por acaso já se perguntou porquê brasileiros no exterior falam mal de seu país? Eles não devem estar todos loucos.

A Todo Vapor

O complexo da GM em Gravataí está para atingir sua capacidade máxima de produção, a previsão é de que entre setembro e outubro ela será atingida.

Até o presente momento, segundo a notícia, a oferta dos veículos fabricados no complexo está sendo absorvido pelo mercado interno. Inclusive o novo carro fabricado pelo complexo (prisma) está com lista de espera.

Há a possibilidade da GM duplicar seu parque industrial.

E pensar que Olívio Dutra - PT mandou a fábrica da Ford para a Bahia.

Cresciemento da Carga Tributária

Não foi somente o PIB que cresceu no primeiro trimestre. Outro fator que teve crescimento foi a carga tributária, segundo a notícia:

No primeiro trimestre, ficou em 37,30%, informou o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) - recorde histórico para o período. Trata-se de um crescimento de 2,53 pontos percentuais desde o início do governo Lula.

Quem está Certo?

No dia 12 deste mês o nosso presidente afirmou que: "está mais para ingênuo que para lobista" fazendo referência ao seu irmão.

Hoje PF nos dá a seguinte notícia: PF conclui que irmão de Lula usa influência política.

A pergunta que fica no ar: Quem está certo?

quarta-feira, junho 13, 2007

Estados Transformados em Países através do PIB

(clique na figura para vizualizá-la melhor)

Leonardo Monasterio e eu decidimos copiar a idéia desse mapa. Temos que ressalvar que nosso mapa tem que ser apreciado com moderação, não apenas pelos problemas de medida do PIB, mas porque tivemos que fazer umas aproximações para que tivéssemos países interessantes na figura.


Amanhã, vamos postar um mapa similar, mas com dados de expectativa de vida. Vocês verão que os resultados são bem mais significativos que no mapa aí em cima. Fiquem ligados!

Crescimento do PIB

O IBGE divulgou o crescimento que o país teve neste primeiro trimestre de 2007. Acompanhe a notícia no link abaixo:

O PIB a preços de mercado apresentou elevação de 4,3% no primeiro trimestre de 2007, em relação a igual período de 2006. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou um aumento de 3,9% e os Impostos sobre Produtos uma elevação de 6,9%. Na taxa acumulada em quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2007, o crescimento foi de 3,8%.

terça-feira, junho 12, 2007

Charge



Fonte: Sponholz

Mapa


O mapa faz uma comparação entre o PIB dos estados dos Estados Unidos com alguns países. A dica veio do sempre ótimo Blog do Leonardo Monasterio.

CPMF

Mais um belo serviço de informação que está sendo prestado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Agora em relação a quantos dias você trabalha para pagar aquela contribuição provisória (definitiva) que é destinada em sua totalidade para a saúde das pessoas "dessepaís".

Com a possibilidade iminente de mais uma prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a ser extinta em dezembro, um estudo mostra que o brasileiro trabalha, em média, sete dias úteis por ano para arcar os gastos com o tributo.

Incentivos Insuficientes?

A dica veio lá do Rabiscos Econômicos.

Tania Derveaux, a candidata ao Senado belga que ganhou fama com sua "oferta" de fazer 40 mil felações em troca de votos, obteve um total de 3.303 votos nas eleições legislativas realizadas neste domingo.

Acredito que ela não tenha feito uma leitura adequada do mercado, mesmo sendo uma profissional em marketing. Vejamos:

  • Na mesma reportagem percebe-se que o vencedor da eleição foi o democratas-cristãos flamengos, isto nos remete a pensar que possa existir várias pessoas que por motivos religiosos poderiam não estar de acordo com a proposta da moça;
  • Qual a porcentagem de mulheres fazem parte do corpo votante do país, tirando talvez as bi-sexuais as demais não fazem parte do mercado da moça;
  • Do mercado para o qual a moça se propôs atender, quantos podem não ter acredito na sua proposta;
  • Por ser política, quantos não acreditaram na sua promessa (que não se realizou).

A candidata precisa fazer mais aulas de marketing ou fazer uma melhor avaliação de seu mercado alvo.

segunda-feira, junho 11, 2007

Surgimento de um Partido

Está surgindo no Brasil o Partido Libertário Brasileiro. Para os que tem afinidade com o tema fica a dica com o link.

Father

Esta notícia, via o blog Pura Economia, diz que não há como identificar quem é o pai da criança, nem por DNA. Que situação...

SUS

Escutamos sempre o governo afirmar que o SUS é o melhor do mundo. Mas esta é uma realidade que está somente para os políticos de gabinete, a realidade externa é totalmente diferente.

A dica do texto veio do De Gustibus e trata sobre o assunto do SUS. Coloco um pequeno trecho para que possam se empolgar e ler o restante do texto.

A qualidade do sistema consistiria no princípio de que o atendimento à saúde é direito de todos e dever do Estado, além de sua gestão comunitária, de forma descentralizada e autônoma. Quando um doente precisa de um tratamento, e as autoridades da área de saúde não o atendem, então a justiça intervém, ordenando que o atendimento seja feito, e mandando prender os que não cumprem a ordem judicial.

Falta só um pequeno detalhe, que é o dinheiro para criar toda a infra-estrutura de atendimento, comprar todos os remédios e fazer todos os exames que sejam necessários. Na área da saúde, mais do que em outras, os custos dos equipamentos, remédios e da atenção profissional são crescentes, e, como o valor da vida é incomensurável, sempre se pode gastar mais para atender a quem necessita; mas os recursos, por mais que cresçam, serão sempre insuficientes. Todos os serviços de saúde do mundo, mesmo nos países mais ricos, têm que enfrentar este problema, através de prioridades, participação dos pacientes nos custos dos serviços (não só para arrecadar algum dinheiro, mas para desestimular a demanda por atendimentos menos prioritários) e o estabelecimento de padrões autorizados de tratamento, entre outras medidas.

Corrupção

O professor de economia da UFPel, André Carraro, estuda sobre corrupção. Vou entrar em contato para tirar uma dúvida: Será que há alguma forma de observar se durante o atual governo brasileiro a corrupção aumentou?

Talvez também tenha aumentado a distribuição de renda do país.

Despreparo

A alegação, por parte do advogado do irmão de Lula, de despreparo foi a coisa mais ridícula que já escutei.

Alegar que ele não tem condições de fazer lobby é como dizer que o nosso presidente é despreparado para estar na presidência. Mas no entanto está mesmo assim.

Mas claro que nosso chefe continua sem saber de nada.