sexta-feira, maio 25, 2007

Seriedade no BC

A notícia foi postada no blog Homo Econometricum e vale a reprodução:

Meirelles disse que as estatísticas apresentadas durante a audiência pública refletem o 'Brasil real'. Ele afirmou que respeita a situação daqueles setores que estão enfrentando dificuldades, mas advertiu que o BC precisa olhar o País como um todo, e não do ponto de vista de um setor específico. 'A maioria da população está sendo claramente beneficiada por uma política econômica de sucesso', disse ele. O risco atual, segundo Meirelles, é o de que a tentativa de atender setores específicos 'estrague' a situação da maioria da população.

Precisamos aprender, como aprendemos a viver sem inflação, a conviver com uma situação econômica mais equilibrada. O que inevitavelmente coloca a moeda brasileira em valorização.

Isto obriga as empresas exportadoras a se tornarem cada mais produtivas e eficazes, tornando público as ineficiências nas empresas.

Mas também acho que o governo está fazendo somente parte do que realmente deveria ser realizado. Aumento de gastos governamentais em áreas não estratégicas colaboram para a manutenção desta elevada taxa de juros. Dou o exemplo do aumento de cargos públicos do atual governo contra o governo de FHC.

O governo não pode conceder benefícios a certos setores, mas também precisa colaborar para que o BC possa diminuir a taxa de juros. Mesmo tendo a certeza de que não será movida uma pena para que esta possibilidade (diminuição dos gastos governamentais) seja efetuada.

Nenhum comentário: