sexta-feira, julho 06, 2007

Volta ao Passado

A inflação registrada no primeiro semestre se comparada ao mesmo período de 2006, teve um aumento de 35%, ou seja, primeiro semestre de 2006 a inflação acumulado foi de 1,54% e no primeiro semestre de 2007 foi de 2,08%.

O que mais me surpreende na notícia, é o fato de logo depois de noticiarem o aumento da inflação, nos darem a entender de que isto nos permitiria um maior reajuste nos salários. Já passamos por este período de termos reajustes mensais para repor inflação.

E honestamente, não tenho nenhuma saudade daquele tempo. Induzir a população a acreditar que inflação é algo positivo, pois trará aumento salarial é do mais baixo argumento utilizável.

Eu não quero precisar ir ao super e lotar meu carrinho no dia que recebo meu salário. Eu quero poder fazer planejamento do que posso adquirir via prestações fixas, ou quem sabe poder planejar do quanto tempo precisarei para adquirir algo, sem ter o medo do produto fugir do meu alcance pelo fato da inflação estar corroendo meu salário.

Leitores, não caiam nesta bravata de que inflação é bom porque aumenta seu salário. Peço que recordem o que o controle rigoroso da inflação já permitiu que você adquirisse durante este período que se estende desde 1994.

Aposto que conseguiram planejar a aquisição de seu carro, talvez do seu imóvel ou ainda a abertura de um negócio próprio, talvez ainda o pagamento de uma universidade para seus filhos ou quem sabe para você mesmo. Tudo graças a segurança que o controle da inflação trouxe a este país.

Um comentário:

Anônimo disse...

perfeito caro amigo desde que este in dice seja verdadeiro o que nao o e´ pois tudo sobe, ver compras de alimentos de um ano para este (2007)supermercados os produtos nao sobem de acordo a inflaçao sempre mais e quando querem e os salarios sao corrigidos de acordo com o indice anual da inflaçao