sábado, janeiro 20, 2007

Imprópria para Banho


O que pode o município fazer para aumentar sua arrecadação? Existem algumas opções que neste momento me vem à mente, vamos a elas:

  • Aumentar o valor do IPTU (via aumento de impostos);
  • Aumentar a alíquota de ISSQN (via aumento de impostos);
  • Aumentar a fiscalização (aproveitando a carga tributária já existente);
  • Aproveitar os recursos naturais existentes (detenho-me a este).

Quero me deter a este último ponto, ou seja, o aproveitamento dos recursos naturais para aumento de arrecadação municipal.

Esta prática é muito bem utilizada pelas cidades de Gramado, Canela e região. Através dos recursos naturais, diga-se de passagem que foram felizes neste item, aproveitam e estruturaram a economia das cidades e da região no turismo.

Infelizmente nem todas as cidades conseguem entender muito bem esta possibilidade. Vejam por exemplo a praia do Laranjal, poderia muito bem servir de aumento de arrecadação para a cidade de Pelotas.

No entanto, parece que o atual governo não conseguiu identificar esta possibilidade e grande parte das praias estão impróprias para banho. Certamente a quantidade de turistas será menor do que a real potencialidade.

Fica a dica para a Prefeitura de Pelotas, investimento em tratamento de esgoto é retorno garantido. É preciso aproveitar as potencialidades turísticas desta região que há tempo apresenta deificuldades financeiras.

Nenhum comentário: