sexta-feira, abril 20, 2007

Composição do Spread

Fazia um bom tempo que não estava mais acompanhando o programa Conversar Cruzadas, mas durante esta semana resolvi assistir novamente ao programa. Que em resumo é um debate entre quatro participantes, sendo dois de uma visão do tema escolhido pelo programa e outros dois de outra visão.

Ontem fiquei estarrecido com um dos participantes, economista "comuna", pela falta de conhecimento sobre um determinado assunto que já relatarei logo mais.

O tema central era sobre a capitalização do Banrisul, através da venda de até 49% de suas ações no mercado de ações, a exemplo do que já foi realizado pelo Banco do Brasil.

Foi quando este "economista" simplesmente largou a seguinte conclusão: "aos leigos que estão nos assistindo, o spread é o lucro dos bancos".

Com muita serenidade o economista André Azevedo, professor da Unisinos, interviu explicando qual a composição do spread bancário.

Para uma ajuda aos economistas "comunas", a composição do spread é a seguinte:

  • Impostos diretos;
  • Impostos indiretos;
  • Despesas administrativas;
  • Despesa de inadimplência;
  • Lucros.

Obviamente que os lucros estão inclusos no spread, agora afirmar que o spread é o lucro é de uma total falta de conhecimento sobre o tema. Leiam "comunas", a leitura é a melhor forma de aprendizado.

Nenhum comentário: