segunda-feira, novembro 05, 2007
O Mundo é Mal
Começarei pelo velho debate que deixa os ambientalistas de cabelo em pé.
Segundo Luiz Carlos Baldicero Molion o planeta está começando uma fase de resfriamento, e que as teorias de aquecimento global seriam apenas uma tese defendida para eleger Al Gore para a presidência dos EUA.
Eu sei que fazia muito tempo que não passava tanto frio como neste inverno aqui no sul do Brasil.
quarta-feira, agosto 01, 2007
domingo, julho 29, 2007
Vaias no Encerramento do Pan
As vaias novamente aconteceram no encerramento do Pan quando foram feitos os agradecimentos aos políticos (federal, estadual e municipal). A população mais alfabetizada não quer mais ser sugada por políticos incompetentes.
Espero que parte da população, ainda anestesiada por certos incentivos governamentais, consigam perceber que não há país sem setor privado e sem políticos honestos.
quinta-feira, julho 26, 2007
Lá vem o PAC, PAC aqui PAC acolá...
A última é o remanejamento de parte do orçamento geral da união, que alguns insistem em dizer que é o PAC. Estão remanejando R$2 bilhões para o setor aéreo.
Veja a declaração do ministro de planejamento: “Não tenho dúvidas de que [as empresas] vão colaborar. A conversa foi em bom tom".
Ainda não entendi, as empresas terrão que entrar com as soluções para o caos criado pelo mau gerenciamento governamental?
Privatização
Como eu não tenho tempo para fazer estes tipos de protestos, deixo aqui minha contribuição. Parece que a esquerda virou neoliberal.
Como estou me divertindo com os atuais governantes.
Pergunta: Onde está a oposição?
sexta-feira, julho 20, 2007
Gestos Vergonhosos
Fico então com a afirmação de quem entende sobre o assunto: "É possível pousar em Congonhas sem nenhum dos reversores em dias secos e com apenas um funcionando em dias de chuva" - afirmou o piloto, especialista em investigação de acidentes aéreos. Você pode conferir a afirmação no link acima.
Posto isto, afirmo que a ingerência do governo federal torna-se mais evidente. Vejamos, quando se está gerenciando algum projeto ou uma situação como esta que se colocou (liberação de uma pista com obra inacabada) você necessariamente tem de trabalhar com pelo menos três cenários de riscos possíveis.
No caso específico do grooving da pista de congonhas, quem fez a liberação da pista deveria ter levado em consideração algumas situações:
- Pista seca sem problema com a aeronave;
- Pista seca com problema na aeronave;
- Pista molhada sem problema na aeronave;
- Pista molhada com problema na aeronave.
Provavelmente tenhas várias outras situação que possam ser formuladas, não quero aqui esgotar as possibilidades.
Levando em consideração de que i. há a possibilidade de ter ocorrido falha no reverso; ii. pista molhada, iii. avisos anteriores sobre a pista escorregadia. A presença do grooving na pista se torna ainda mais necessária. Vejam, isto é a interpretação lógica da situação que se apresentava.
Diante de tudo isto, o que mais me deixou perplexo foi a reação neste vídeo de um dos inúmeros assessores do governo federal, quando da reportagem no Jornal Nacional. A dica do vídeo veio do De Gustibus. Vejo nesta atitude a total falta de consideração com familiares que estão sofrendo a perda de pessoas queridas, com os usuários do transporte aéreo e principalmente com o povo brasileiro. Demonstração clara de que apenas estão interessados no poder que atualmente estão usufruindo.
Educação e respeito, parece que não acompanham o governo federal e muito menos conhecimentos gerenciais.
Comunicado
Estarei colaborando com a Mercur. Durante esta semana estive um tanto enrolado, aula e outros compromissos, e por este motivo os posts foram poucos.
Seguirei postando, mas no período da noite. Eu diria que, não o fato do blog mas, escrever se torna um vício muito agradável e sem o qual não conseguiria mais ficar.
Uma semana com tamanha tragédia, inclusive com um colaborador da empresa onde irei trabalhar, para mim está terminando muito positiva. Faço um agradecimento público à todos que de alguma forma estavam torcendo por mim.
quarta-feira, julho 18, 2007
Escutem os Técnicos
Escutem quem entende e quem vive o dia a dia da aviação. Esta também é a função de quem gerencia algo. Ouçam seus colaboradores, mesmo os mais simples, eles sempre tem alguma contribuição que pode ser útil em algum momento.
Se era para ter acontecido antes chego a conclusão de que poderia ter sido evitado.
Tragédia do 3054
Há um grande problema gerencial por parte do governo federal. Visivelmente não há experiência de gerenciamento de situações de risco. Avisos foram repassados por diversas pessoas ao governo, que por sua vez preferiu colocar a culpa no desenvolvimento econômico do país, na classe média que vaia e viaja em aviões (vale lembrar que são estas as pessoas que mais pagam impostos e por conseqüência ajudam nas corrupções governamentais), na falta de orgasmo dos brasileiros (relaxe e goze) ou talvez ainda em São Pedro que faz chover em São Paulo.
Acredito que em qualquer empresa um colaborador que está há 5 anos no cargo de gerência e ainda não conseguiu dar andamento no trabalho esperado pela empresa estaria aumentando a lista dos desempregados no país. Veja bem, não são 5 semanas ou 5 meses, são 5 anos. Isto ao que me parece, demonstra a incapacidade governamental dos que agora ocupão o governo federal.
Cabe também abordar a oposição ao governo federal, são estes que deveriam estar representando as vaias de grande parte dos brasileiros que estiveram presentes na abertura dos jogos Panamericanos. Esta oposição que deveria estar pressionando o governo por segurança aos usuários do transporte aéreo. Inclusive um representante da oposição estava no vôo de ontem.
Ao que parece, os que deveriam representar, nem diria a oposição, mas as pessoas que gostariam de ver o país em situação melhor do que está não o sabem fazer.
Que situação, governo que não sabe governar e oposição que não sabe fazer oposição.
segunda-feira, julho 16, 2007
Tholl
Com muito orgulho digo que são de minha cidade natal, a saber, Pelotas. Para quem quiser mais informações visite o site.
sexta-feira, julho 13, 2007
quinta-feira, julho 12, 2007
Chega de Tanta Enrolação
Mantega: crescimento moderado é estratégia.
O grande problema é que a minha voz, que deveria ser representada pela oposição, "está mais calada que morto em caixão".
Já estou cansado de escutar tanta enrolação. Já pensei em nem mais comentar as balbúrdias dos políticos petitas, mas continuarei aqui firme e forte.
Parabéns Rio Grande do Sul
Ontem tomou posse o grande economista Sabino Porto Júnior, uma pessoa fantástica. Desejo todo sucesso para ti neste novo desafio como diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento em Recursos Humanos (FDRH).
Parabéns também à governadora Yeda por colocar pessoas sérias dentro do governo.
quarta-feira, julho 11, 2007
Aumento de Impostos sobre Cigarro
A dúvida que fica é:
- O governo aumenta impostos sobre cigarro para forçar a diminuição do consumo de cigarro?
- Para aumentar a arrecadação, já que as pessoas não deixarão de consumir o produto?
- Incentivar o consumo de produtos contrabandeados, que entram ilegalmente no país e não beneficiam em nada a sociedade brasileira por não serem fabricados e não gerarem renda no país?
(UPDATE): Talvez o que realmente ocorra é um mix dos três tópicos.
O País em Decadência
O Brasil apresentou o seu pior controle de corrupção dos últimos dez anos, segundo o relatório do Banco Mundial (Bird), elaborado para medir o desempenho governamental de 212 países.
Além de controle de corrupção, o Brasil também piorou nos últimos anos nos índices que avaliam a eficiência do governo, a qualidade dos marcos regulatórios e a força da lei. Esta última avalia o grau de confiabilidade da polícia e dos tribunais, assim como a probabilidade de cometerem delitos e atos de violência.
Vários países – entre eles os africanos -, apresentaram avanços para melhorar a governabilidade e a luta contra a corrupção. Argélia, Angola, Líbia, Ruanda e Serra Leoa estão entre os países que encontraram maior estabilidade política...
Enquanto isso, em países como Venezuela e Zimbábue, a situação da governabilidade piorou na última década.
segunda-feira, julho 09, 2007
Temperatura Global
Sobre a temperatura, Molion alega que o planeta passa por fases alternantes provocadas por fenômenos naturais: aquecimento entre 1925 e 1946, resfriamento entre 1947 e 1976, novo aquecimento de 1977 a 1998 e, no momento, um resfriamento que ainda não terminou. “Minha previsão é de que nesses próximos 15 anos vai haver um resfriamento, porque o Sol está entrando em um período de menor produção de energia”. Para ele, o planeta deve esfriar em torno de 0,1 a 0,2 graus em média.
O pesquisador aponta que a superfície terrestre passa atualmente por um período interglacial - entre dois períodos em que fica coberta de gelo. Lembra que houve quatro períodos anteriores como esse e as temperaturas eram mais elevadas com níveis de gás carbônico menores. “Isso é sinal de que o gás carbônico não é responsável pelo aumento de temperatura. Muito pelo contrário: o que se percebe é que há um aumento da temperatura primeiro e, depois, a concentração de gás carbônico vai atrás”.
sexta-feira, julho 06, 2007
O que é isso companheiro?
Por serviram autoridades, necessitarão ter revestimento de couro, ar-condicionado, uma mesa para despachos e um minirrefrigerador. Além disso, precisam ter um motor com redução de ruídos.
Gasto muito necessário.
Volta ao Passado
O que mais me surpreende na notícia, é o fato de logo depois de noticiarem o aumento da inflação, nos darem a entender de que isto nos permitiria um maior reajuste nos salários. Já passamos por este período de termos reajustes mensais para repor inflação.
E honestamente, não tenho nenhuma saudade daquele tempo. Induzir a população a acreditar que inflação é algo positivo, pois trará aumento salarial é do mais baixo argumento utilizável.
Eu não quero precisar ir ao super e lotar meu carrinho no dia que recebo meu salário. Eu quero poder fazer planejamento do que posso adquirir via prestações fixas, ou quem sabe poder planejar do quanto tempo precisarei para adquirir algo, sem ter o medo do produto fugir do meu alcance pelo fato da inflação estar corroendo meu salário.
Leitores, não caiam nesta bravata de que inflação é bom porque aumenta seu salário. Peço que recordem o que o controle rigoroso da inflação já permitiu que você adquirisse durante este período que se estende desde 1994.
Aposto que conseguiram planejar a aquisição de seu carro, talvez do seu imóvel ou ainda a abertura de um negócio próprio, talvez ainda o pagamento de uma universidade para seus filhos ou quem sabe para você mesmo. Tudo graças a segurança que o controle da inflação trouxe a este país.
quinta-feira, julho 05, 2007
Reflexos do Dólar
O dólar baixo continua a impulsionar o turismo de brasileiros no exterior. De acordo com dados divugados nesta quinta-feira (5) pelo Banco Central, os gastos de turistas brasileiros lá fora cresceram 28,9% nos cinco primeiros meses deste ano, para US$ 2,8 bilhões. Em igual período do ano passado, estavam em US$ 2,17 bilhões.
Irmãos Petralha

quarta-feira, julho 04, 2007
Liberal, Libertário e Neoliberal
Vale a pena conferir.
Lei da Utilidade Marginal Decrescente
Uma explicação de fácil entendimento da lei.
Liberdade Urgente
Considero o texto que vai a seguir um dos mais importantes já publicados neste blog. Nunca fiz isto, mas faço agora: reproduzam-no por aí, passem adiante, façam com que se multiplique. Ele identifica um método de ação do governo Lula, do chavismo à moda da casa. Denuncio aqui os instrumentos a que pretende recorrer o governo para implementar entre nós o bolivarianismo light. Porque o PT sabe que não pode fazer da Rede Globo a sua RCTV, resolveu estrangular a emissora financeiramente. No mundo ideal do petismo, devemos ficar todos subordinados à TV de Franklin Martins, que não precisa do mercado para existir, ou à TV Record — que, se ficar sem anunciantes, jamais ficará sem a Igreja Universal do Reino de Deus, dona do partido do vice-presidente e de Mangabeira Unger, aquele secretário que fala uma língua mais incompreensível do que a do Espírito Santo quando baixa em Edir Macedo — deve baixar, eu suponho. Também vou me penitenciar. Dizem que sou arrogante, que nunca assumo um erro. A segunda parte, ao menos, é mentirosa. Errei, sim. Errei na única vez em que apoiei, ainda que parcialmente, uma proposta do governo Lula. Fui enganado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Uma recomendação: eis um nome do governo Lula que deve ser visto com muito mais cuidado.
Ufa! A introdução já ficou longa demais. Como sabem, o governo quer limitar o horário da propaganda de cerveja na televisão. E também enrosca com o seu conteúdo — Temporão, por exemplo, invoca com a tal “Zeca-Feira”. Mais: diz que a publicidade glamouriza o consumo do produto... No programa Roda Viva eu lhe disse que era favorável à limitação de horário para a propaganda, mas contrário a que o governo se metesse no conteúdo publicitário. Ora, isso seria nada menos do que censura. E o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária é um órgão que funciona, sim, senhores! Só falta agora a gente ter um Romão Chicabom também na Saúde...
É claro que a limitação da publicidade acarretaria uma diminuição de receita para as emissoras de TV. "Fazer o quê?", pensei. "Aconteceu isso quando se proibiu a propaganda de cigarros; que procurem novos nichos, novos produtos, novas fontes de receita". Eu, o liberal tolo diante de um petista... Nova pretensão anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deixa evidente que a limitação da propaganda de cerveja tem mais a ver com a saúde do governo Lula do que com a saúde dos brasileiros. Eu passei a considerá-la parte de uma estratégia para asfixiar as emissoras que dependem do mercado para viver: que não têm estatais ou igrejas de onde tirar a bufunfa. Fui um idiota. Não apóio mais. Penitencio-me.
A Anvisa, órgão subordinado ao Ministério da Saúde, agora quer limitar ao horário das 21h às 6h a propaganda de alimentos considerados poucos saudáveis, "com taxas elevadas de açúcar, gorduras trans e saturada e sódio" e de "bebidas com baixo teor nutricional" (refrigerantes, refrescos, chás). Mesmo no horário permitido, a propaganda não poderia conter personagens infantis e desenhos. Segundo a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), isso representaria um corte de 40% na publicidade do setor, estimada em R$ 2 bilhões em 2005. Dos R$ 802 milhões que deixariam de ser investidos, aos menos R$ 240 milhões iriam para a TV — a maior fatia, suponho, para a Rede Globo.
Virei caixa dos Irmãos Marinho agora? Não! Virei guardião da minha liberdade. É evidente que se tenta usar a via da saúde para atingir o nirvana da doença totalitária. É evidente que estão sendo criadas dificuldades para as emissoras — e, a rigor, nos termos dados, para todas as empresas que vivem de anúncios — para vender facilidades. O ministro Temporão, que ainda não conseguiu fazer funcionar os hospitais (sei que a tarefa é difícil; daí que ele deva se ocupar do principal), candidata-se a ser o grande chefe da censura no Brasil. Na aparência, ele quer nos impor a ditadura da saúde; na essência, torna-se esbirro de um projeto para enfraquecer as empresas privadas de comunicação que se financiam no mercado — no caso, não o mercado do divino ou o mercado sem-mercado das estatais.
Imagine você, leitor, que aquele biscoito recheado (em SP, a gente chama “bolacha”) que sempre nos leva a dúvidas as mais intrigantes (Como as duas de uma vez? Separo para comer primeiro o recheio? Como o recheio junto com um dos lados?) seria elevado à categoria de um perigoso veneno para as nossas crianças — mais um querendo defender as crianças! —, que serão, então, protegidas por Temporão desse perigoso elemento patogênico. Mais: mesmo no horário permitido, a propaganda teria de ser uma coisa séria, né? De bom gosto. Sem apelo infantil. O Ministério da Saúde é uma piada: quando faz propaganda de camisinha, sempre recorre a situações que simulam sexo irresponsável. Mas não quer saber de desenho animado em propaganda de guaraná. A criatividade dos publicitários, coitados, teria de se voltar para comida de cachorro. Imagine o seu filho, ensandecido, querendo comer a sua porção diária de Frolic, estimulado pela imaginação de publicitários desalmados.
Assim como o governo pretendia impor a censura prévia na presunção de que os pais são irresponsáveis, agora quer limitar a propaganda de biscoito e refrigerante porque as nossas crianças estariam se tornando obesas e consumistas.
Estupidez
A proposta não resiste a 30 segundos de lógica. É evidente que biscoito não faz mal. Biscoito não é ecstasy. Em quantidades moderadas, de fato, não havendo incompatibilidade do organismo com os ingredientes, até onde sei, faz bem. Se o moleque ou a menina comerem um pacote por dia, acho que tenderão a engordar. Acredito que há um limite saudável até para o consumo de chuchu... Ora, carro também mata. Aliás, acidentes de automóveis são uma das principais causas de morte no Brasil. A culpa, quase sempre, é da imprudência do motorista ou das péssimas condições das estradas. Nos dois casos, é preciso usar/consumir adequadamente a mercadoria. A Petrobras é uma grande anunciante — e certamente estará no apoio à TV de Franklin Martins. Os produtos que ela vende poluem o ar e aquecem o planeta (sou de outra religião, mas dizem que sim...). A publicidade, então, deverá estar sujeita a severas limitações?
Uma pergunta: água entra ou não na categoria das “bebidas com baixo teor nutricional”? O ridículo desses caras é tamanho a ponto de propor limites à propaganda de água? Ela alimenta mais ou menos do que um copo de coca-cola ou de mate? E de lingüiça, pode? A gordura animal em excesso também faz mal à saúde. Quem garante que o sujeito não vai consumir o produto todos os dias, até que as suas artérias se entupam? Não ande de moto. Há o risco de cair. Numa bicicleta, você pode ser atropelado. E desodorizador de ambiente do moleque que quer fazer “cocô na ca-sa do Pe-dri-nho”? Pode ou não? Não fere a camada de ozônio?
Nazistas
Observem: se isso tudo fosse a sério, fosse mesmo com o propósito de cuidar da saúde dos brasileiros, já seria um troço detestável. Sabiam que os nazistas foram os primeiros, como direi?, ecologistas do mundo? É verdade: não a ecologia como uma preocupação vaga com a natureza, mas como uma política pública mesmo. Hitler gostava mais de paisagem do que de gente, como sabemos. Eles também tinham uma preocupação obsessiva com a saúde, com os corpos olímpicos. O tirano odiava que se fumasse perto dele, privilégio concedido a poucos. Mas o mal em curso não é esse, não.
A preocupação excessiva do governo nessa área, entendo, é também patológica, mas a patologia é outra. Por meio da censura prévia — de que foi obrigado a recuar — e da limitação à publicidade de vários produtos, pretende é atingir gravemente o caixa das empresas de comunicação, que fazem do que conseguem no mercado a fonte de sua independência editorial. Ora, é claro que, sem a publicidade da cerveja, dos alimentos e do que mais vier por aí, elas ficam, especialmente as TVs, mais dependentes da verba estatal e do governo.
O raciocínio é simples: vocês acham que a porcentagem da grana de estatais no faturamento global é maior numa Band ou numa Globo? Numa Carta Capital ou numa VEJA? No Hora do Povo ou no Estadão (a propósito, veja post abaixo)? Os petistas não se conformam que o capitalismo possa financiar a liberdade e a independência editoriais. Quer tornar essas grandes empresas estado-dependentes. Quanto mais se reduz o mercado anunciante — diminuindo, pois, a diversidade de fontes de financiamento —, mais se estreita a liberdade.
Golpe
Trata-se, evidentemente, de um golpe, mais um, contra a imprensa livre. E por que digo que o alvo é a Globo? Porque, afinal, ela concentra boa parte do mercado publicitário de TV — é assim porque é melhor e mais competente, não porque roube as suas “co-irmãs” — e porque, no fim das contas, o que importa mesmo a Lula é aparecer bem no Jornal Nacional. E ele deve considerar que isso é tão mais fácil de acontecer quanto mais ele disponha de instrumentos para tornar difícil a vida da principal emissora do país. Acho que vai quebrar a cara.
E Temporão, tenha sido ou não chamado à questão com esse propósito, tornou-se o braço operativo dessa pressão. Curioso esse ministro tão cheio de querer impor restrições do estado à vida e às opções das pessoas. É aquele mesmo que já deixou claro ser favorável à descriminação do aborto até a 14ª semana porque, parece, até esse limite, o feto não sente dor, já que as terminações nervosas ainda nem começaram a se formar. É um ministro, digamos, laxista em matéria de vida humana, mas muito severo com biscoitos. O que faço? Recomendo a ele que tenha com as crianças que estão no ventre o mesmo cuidado que pretende ter com as que querem comer Doritos?
Eis aí o caminho do nosso bolivarianismo. A terra está amassada pelo discurso hipócrita da saúde. Farei agora uma antítese um tanto dramática, cafona até, mas verdadeira: essa gente finge cuidar do nosso corpo porque quer a nossa alma.
*PS: Reitero: divulguem este texto, espalhem-no na Internet, montem grupos de discussão no Orkut, passem a mensagem adiante, mobilizem-se.
Dinheiro em Árvore?
"A gente não está conseguindo pagar nem os salários. Existe uma limitação, que se chama materialidade do Orçamento. Se tem Orçamento, estabelece para onde ele vai. Se não tem, não adianta que não cai da árvore".
E acreditem, a Assembléia sentiu-se ofendida com a resposta da governadora. Fico com uma pena destes trabalhadores que se esforçam muito para receber seu dinheirinho no final do mês.
terça-feira, julho 03, 2007
Dia Seguinte
Quando chegou ao mercado farmacêutico, em 1999, a missão da pílula do dia seguinte era ser o último recurso de quem foi vítima de estupro, de uma camisinha furada ou esqueceu de tomar um comprimido da cartela de anticoncepcional . Oito anos depois do aparecimento, o mau uso desse recurso virou vilão. Uma pesquisa realizada pelo Programa Estadual da Saúde do Adolescente revelou que, de cada 10 meninas que recorrem à pílula, seis não usaram nenhum tipo de prevenção na hora do sexo.
Oba ou Epa?
Uma Solução para o Caos Aéreo
Aí vai uma sugestão simples: incentivos econômicos. Crie-se uma multa, na forma de devolução de parte do valor da passagem. Não é uma idéia nova, mas talvez o que não tenha sido pensado é sobre quem deve arcar com o ônus da multa. Em minha proposta modesta, o valor do ressarcimento seria dividido entre a ANAC e a companhia aérea. Seria uma média ponderada na qual os pesos seriam definidos pela responsabilidade de cada um. Como medir isto? Há várias formas. Uma opção seria fazer uma pesquisa com os passageiros de cada vôo nos quais haveria uma cédula simples: a culpa é: a) da ANAC, b) da companhia. Votos em branco contariam contra ambos. Um acordo com as companhias de telefonia celular tornaria esta votação barata e de apuração imediata (um placar no aeroporto tornaria pública a divisão do valor da multa, sem necessidade da possível corrupção de se criar outro órgão para fiscalizar a pesquisa...).
Clique no link acima para ler a proposta completa.
segunda-feira, julho 02, 2007
Maravilha da Natureza
sexta-feira, junho 29, 2007
Fiquem de Olhos Abertos
Vejamos, o partido do presidente deixa a presidência do senado para outro partido, que por sua vez envolve-se em supostos atos ilícitos, no decorrer das investigações começam a aparecer outros envolvidos em outros atos ilícitos.
Tudo isto leva a população a acreditar que o senado, como todo, possa estar envolvido em grandes problemas.
Quando isto ocorrer, coloca-se algum problema na câmara dos deputados, que faça com que as pessoas lembrem do caos que esta instituição esteve no ano passado.
As duas instituições ficam completamente desacreditadas e a população pede mudanças.
O único que está sempre "limpo" e que "não sabe de nada" nisto tudo, trata-se do presidente.
Logo...
PS.: Deve ser um processo de loucura minha.
quinta-feira, junho 28, 2007
Jornalismo Econômico
O jornalismo econômico deveria tornar acessível ao leitor comum o que os economistas dizem. Apenas isso. Nada de formular suas próprias teses, muito menos fazer lobby.
Por que o jornalismo econômico feito no Brasil é tão ruim? Minhas hipóteses:
1- A bizarra lei que exige o diploma de jornalista afasta os economistas com vocação jornalística;
2- Quem disse que o leitor quer boas análises econômicas? Revistas de fofoca e livros com teses conspiratórias vendem mais do que interpretações mais sensatas, monótonas e corretas. Os jornalistas só dão aquilo que os leitores querem;
3- Ora, o jornalismo é corresponde com o nível de desenvolvimento do Brasil. Ou seja, o Luis Nassif boliviano deve ser ainda pior do que o brasileiro; já seu correspondente suíço deve ser bem melhor. Não se precisa de maiores explicações;
4- A longa instabilidade induziu um interesse excessivo por macroeconomia no leitor comum. No Brasil, ao contrário de outros países, todo pasquim apresenta a cotação do dólar. Isso não acontece nos outros países. Com isso, a qualidade do leitor mediano piorou e induziu a piora na qualidade do jornalismo econômico.
Vocês concordam?
Por favor, façam seus comentários lá no blog do Leo.
Cartas Marcadas?
Existem vários concursos para prefeituras sob suspeita de conceder gabarito aos amigos políticos para passarem no concurso.
O setor público cada vez mais entra em descrédito na sociedade.
quarta-feira, junho 27, 2007
Mais Milionários no Brasil
Mas obviamente não farei isto por não concordar com este jogo político.
Deixando de fora então o fato político, estamos com um número maiores de milionários no Brasil. E veja porquê isto ocorreu (negrito por minha conta):
De acordo com o levantamento, o aumento foi impulsionado pela aceleração no consumo e no investimento privado, pela redução do juro e da inflação, e pelo superávit da balança comercial.
A notícia pode ser acompanhada aqui.
Carro Novo
Venda seu carro usado e com o recurso pague sua dívida junto ao banco. Depois financie um carro novo com juros muito inferiores.
A pergunta que fica: Será que isto seria possível em tempos de inflação alta?
Olha o Coelhinho da Páscoa Chegando
Mas sempre tem os que acreditam em Papai Noel, Coelho da Páscoa... Mantega que o diga.
terça-feira, junho 26, 2007
Alta Velocidade = Pênis Pequeno
Será que fizeram algum tipo de pesquisa?
Drogas
domingo, junho 24, 2007
A Culpa é da Prosperidade
Claro que Sponholz conseguiu pegar bem o espírito do fato.
sábado, junho 23, 2007
sexta-feira, junho 22, 2007
Mercado Imobiliário
Há um certo tempo, o Blog do Leonardo Monasterio nos proporcionou uma montanha russa do mercado imobiliário americano. Você pode conferir o vídeo aqui.
15ª Fenadoce
A festa tem início no dia 27 deste mês e se estende até o dia 15 de Julho de 2007, na cidade de Pelotas.
Economia Bombando
E não tem nada a ver com a economia. Shikida foi muito feliz em sua colocação:
"As filas na ex-URSS eram um sinal de "bom momento da economia soviética"?"
quinta-feira, junho 21, 2007
Palavra Final?
Acredito que isto não acontece somente na economia, possa citar outra área que o brasileiro (mesmo sem conhecimento) adora dar pitaco, área médica.
Agora é o presidente que define as metas de inflação do país, mesmo sendo o Conselho Monetário Nacional o responsável pela fixação. Outro afirmação é sobre o crescimento econômico do país, afirmando que ficará acima dos 5%.
Claro que isto tudo não passa de jogo de marketing, pois passa a impressão aos seus eleitores de que tem o comando da situação.
Deputados terão aumento
No entanto, parece que os deputados gaúchos não levam em consideração o bem estar da sociedade e sim, do seu próprio interesse.
Alguma surpresa de atitudes como estas vindas de políticos?
quarta-feira, junho 20, 2007
Sirvam...

Até a pé nós iremos
para o que der e vier
mas o certo é que nós estaremos
com o Grêmio onde o Grêmio estiver
Noventa anos de glórias
tens imortal tricolor
os feitos da tua história
canta o Rio Grande com amor
Nós como bons torcedores
sem hesitarmos sequer
aplaudiremos o Grêmio
aonde o Grêmio estiver
Lara o craque imortal
soube seu nome elevar
hoje com o mesmo ideal
nós saberemos te honrar
(Música e letra: Lupicínio Rodrigues)
Final da Libertadores
terça-feira, junho 19, 2007
É o fim...
Financiamento Público II
O que se faz então para conseguir recursos para as próximas eleições? Simples, através de Medidas Provisórias cria-se Cargos Comissionados.
Corrupção
Alguém lembra de alguma punição de casos comprovados de corrupção no país?
Depois ainda não entendem porquê os brasileiros falam mal de seu país.
Eu não pretendia abordar o assunto no blog, mas faz-se necessário a mobilização para que ocorra severas punições aos culpados por corrupções.
Lugar de ladrão, no mínimo, é na cadeia.
Financiamento Público
"Neste ano, o reajuste decidido pelo governo custará R$ 277 milhões. Os índice acima são variáveis. Vamos jogar baixo: digamos que 5% desse total sejam transferidos ao PT: ao aumentar o salário dos cargos comissionados, o partido manda para seus próprios cofres, só neste ano, R$ 13,850 milhões a mais; no ano que vem, os gastos a mais do governo somarão R$ 500 milhões — R$ 25 milhões para o PT. Tá bom, tire-se uma naco disso para impostos. Que o PT ficasse com a metade, o método continua a ser a mais escancarada sem-vergonhice".
Pague, relaxe e goze.
segunda-feira, junho 18, 2007
Políticas Industriais
Aumentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reajustou, por medida provisória (MP), a remuneração dos 21.563 servidores da administração pública direta, de autarquias e fundações que ocupam cargos comissionados. Os reajustes variam de 30,57% a 139,75%. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
Claro que seria simplório dizer que somente este é o motivo, mas ele representa grande parte.
Absurdos Econômicos
Alguma sugestão para onde possamos enviar este carinha?
sexta-feira, junho 15, 2007
Cotas
Faltou falar bem
Talvez faltou ele falar bem do PIB.
Amigos "pero no mucho"
Agora, segundo esta notícia, Cuba quer recorrer à ONU para avaliar possíveis danos na produção de alimentos com o uso do etanol (oriundo do milho e da cana-de-açúcar).
E eu vou me divertindo.
Mapa Atualizado

Estados Americanos em Países - Expectativa de Vida

(Clique na imagem para ampliá-la)
Este é o outro mapa que Leonardo Monasterio e eu fizemos em conjunto. Agora são estados americanos transformados em países segundo a expectativa de vida.
Leo, é sempre um prazer fazer trabalhos com você.
quinta-feira, junho 14, 2007
Estados Transformados em Países através da Expectativa de Vida

(clique na imagem para aumentá-la)
O mapa acima mostra os estados brasileiros e seus respetivos países correspondentes no que se refere à expectativa de vida. Esta é mais uma parte do trabalho que foi realizado em conjunto entre Leonardo Monasterio e este blog.
Ainda temos mais surpresa para vocês. Aguardem!
Por que será?
A frase acima é do nosso presidente Luis Travels Lula da Silva. Sempre pensei que FHC fazia viagens demais. Bom, mas a questão não é esta.
Agora porquê será que o suíço não fala mal de seu país? Como adoraria poder encher minha boca para dizer: o Brasil é um país seguro, em franco desenvolvimento, com alto poder aquisitivo e questões sociais todas resolvidas.
Lavagem cerebral presidente só funciona com certo nível intelectual, não adianta forçar uma situação não existente. Você por acaso já se perguntou porquê brasileiros no exterior falam mal de seu país? Eles não devem estar todos loucos.
A Todo Vapor
Até o presente momento, segundo a notícia, a oferta dos veículos fabricados no complexo está sendo absorvido pelo mercado interno. Inclusive o novo carro fabricado pelo complexo (prisma) está com lista de espera.
Há a possibilidade da GM duplicar seu parque industrial.
E pensar que Olívio Dutra - PT mandou a fábrica da Ford para a Bahia.
Cresciemento da Carga Tributária
No primeiro trimestre, ficou em 37,30%, informou o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) - recorde histórico para o período. Trata-se de um crescimento de 2,53 pontos percentuais desde o início do governo Lula.
Quem está Certo?
Hoje PF nos dá a seguinte notícia: PF conclui que irmão de Lula usa influência política.
A pergunta que fica no ar: Quem está certo?
quarta-feira, junho 13, 2007
Estados Transformados em Países através do PIB

Crescimento do PIB
O PIB a preços de mercado apresentou elevação de 4,3% no primeiro trimestre de 2007, em relação a igual período de 2006. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou um aumento de 3,9% e os Impostos sobre Produtos uma elevação de 6,9%. Na taxa acumulada em quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2007, o crescimento foi de 3,8%.
terça-feira, junho 12, 2007
Mapa

CPMF
Agora em relação a quantos dias você trabalha para pagar aquela contribuição provisória (definitiva) que é destinada em sua totalidade para a saúde das pessoas "dessepaís".
Com a possibilidade iminente de mais uma prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a ser extinta em dezembro, um estudo mostra que o brasileiro trabalha, em média, sete dias úteis por ano para arcar os gastos com o tributo.
Incentivos Insuficientes?
Tania Derveaux, a candidata ao Senado belga que ganhou fama com sua "oferta" de fazer 40 mil felações em troca de votos, obteve um total de 3.303 votos nas eleições legislativas realizadas neste domingo.
Acredito que ela não tenha feito uma leitura adequada do mercado, mesmo sendo uma profissional em marketing. Vejamos:
- Na mesma reportagem percebe-se que o vencedor da eleição foi o democratas-cristãos flamengos, isto nos remete a pensar que possa existir várias pessoas que por motivos religiosos poderiam não estar de acordo com a proposta da moça;
- Qual a porcentagem de mulheres fazem parte do corpo votante do país, tirando talvez as bi-sexuais as demais não fazem parte do mercado da moça;
- Do mercado para o qual a moça se propôs atender, quantos podem não ter acredito na sua proposta;
- Por ser política, quantos não acreditaram na sua promessa (que não se realizou).
A candidata precisa fazer mais aulas de marketing ou fazer uma melhor avaliação de seu mercado alvo.
segunda-feira, junho 11, 2007
Surgimento de um Partido
Father
SUS
A dica do texto veio do De Gustibus e trata sobre o assunto do SUS. Coloco um pequeno trecho para que possam se empolgar e ler o restante do texto.
A qualidade do sistema consistiria no princípio de que o atendimento à saúde é direito de todos e dever do Estado, além de sua gestão comunitária, de forma descentralizada e autônoma. Quando um doente precisa de um tratamento, e as autoridades da área de saúde não o atendem, então a justiça intervém, ordenando que o atendimento seja feito, e mandando prender os que não cumprem a ordem judicial.
Falta só um pequeno detalhe, que é o dinheiro para criar toda a infra-estrutura de atendimento, comprar todos os remédios e fazer todos os exames que sejam necessários. Na área da saúde, mais do que em outras, os custos dos equipamentos, remédios e da atenção profissional são crescentes, e, como o valor da vida é incomensurável, sempre se pode gastar mais para atender a quem necessita; mas os recursos, por mais que cresçam, serão sempre insuficientes. Todos os serviços de saúde do mundo, mesmo nos países mais ricos, têm que enfrentar este problema, através de prioridades, participação dos pacientes nos custos dos serviços (não só para arrecadar algum dinheiro, mas para desestimular a demanda por atendimentos menos prioritários) e o estabelecimento de padrões autorizados de tratamento, entre outras medidas.
Corrupção
Talvez também tenha aumentado a distribuição de renda do país.
Despreparo
Alegar que ele não tem condições de fazer lobby é como dizer que o nosso presidente é despreparado para estar na presidência. Mas no entanto está mesmo assim.
Mas claro que nosso chefe continua sem saber de nada.
sábado, junho 09, 2007
quarta-feira, junho 06, 2007
Cuidado com a Venezuela
Segundo os importadores venezuelanos, isto seria uma medida adotada por Chaves, aquele amigo do Lula, para fazer com que o setor privado perdesse credibilidade e posteriormente fosse estatizado.
Leia a notícia aqui.
Não se Canse
Você pode acompanhar a notícia aqui.
Cotação Mínima
Ele sugere a moeda cotada no mínimo no valor de R$2,60. Claro, segundo ele isto seria feito por passe de mágica, leia-se Lei ou Medida Provisória.
Alguma sugestão ao Sr. Werlang?
terça-feira, junho 05, 2007
Ele está Louco
"A torcida do Santos estava lá com 20 ônibus. Todos os vidros foram quebrados, inclusive com a Polícia Militar de lá dando apoio. Jogaram água com mangueira nos torcedores. Imagina um torcedor a 1h da manhã, molhado, tendo que agüentar 3ºC de temperatura e viajar até o São Paulo com o vento".
"Eles dizem que querem se separar do Brasil. Pois separem. Não precisamos do Rio Grande do Sul na bandeira do Brasil. Vão fazer o país das “bichonas”... Pro inferno todo gaúcho e todo gremista. Não servem para ser brasileiros. Não são gente, são bandidos. Agora eles têm que vir aqui. E eu não quero pregar a violência, mas acho que eles têm que sentir o clima de Libertadores. Vamos tratar eles aqui, como eles nos trataram lá".
O nome do sujeito: Jonas Greb - suplente ao cargo de deputado estadual pelo PSC.
Para quem não sabe, PSC quer dizer Partido Social Cristão. O cristianismo em momento algum incita atos violentos com este "comum" está fazendo.
Reunião do Copom
Até Soros entrou na discussão da taxa de juros.
segunda-feira, junho 04, 2007
Despender Menos e Comer Mais
As amizades de Lula
A última do presidente foi esta: Chávez é parceiro, não um perigo, diz Lula à BBC.
É bom ficar de olho nestas parcerias...
Custo de Oportunidade
Primeiramente quero lembrar que em um post anterior havia escrito que para qualquer situação a desculpa para tomada de decisão de um político está sempre estruturada em três palavras mágicas, são elas: saúde, segurança e educação. Confesso que me equivoquei na palavra segurança, coloque no lugar dela a palavra infra-estrutura.
Foi exatamente estas três palavras que foram utilizadas hoje pelo presidente interino José Alencar: "Nos quatro primeiros anos do nosso governo, o Brasil pagou R$ 600 bilhões de juros. Se tivesse uma taxa de juros nominal pela metade, nós economizaríamos R$ 300 bilhões, que poderiam ser aplicados em Saúde, Educação e Infra-Estrutura"
Da forma como o presidente interino falou dá a entender que as taxas de juros são fixadas por decreto, assim como eram os planos heterodoxos das décadas de 80 e início dos 90 que nos levaram a excelentes condições econômicas.
Como bem postou Shikida em seu blog, tudo é uma questão de custo de oportunidade. Você quer gastar mais do que arrecada, faz-se necessário arrecadar em algum lugar recursos para cobrir o déficit gerado, e ninguém concede recurso se não tiver a remuneração que pensa ser justa.
Então, antes de criticar e fazer pressão com jargões já conhecidos lembre-se de colocar as finanças em dia. Todos gostariam de ter juros mais baixos, mas a tomada de decisão precisa ser feita com base em dados sólidos. Já tivemos aventuras demais em nossa economia.
Para quem tiver interesse em ler a ata do copom, ela está disponível aqui.
domingo, junho 03, 2007
Valor do Blog
Cheguei ao valor de $3.951,78. Para que você também possa fazer sua avaliação clique aqui.
Só não sei qual a metodologia adotada para chegar aos valores.
sexta-feira, junho 01, 2007
RCTV
Para quem quiser acompanhar os sites são os seguintes: http://elobservador.rctv.net/ e no blog http://www.venezuelapress.com/.
Regiões Responsáveis

quarta-feira, maio 30, 2007
Mercado
Os preços mundiais do petróleo dispararam brevemente nesta quarta-feira (30) depois que uma pequena emissora de televisão em Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma, publicou em seu site uma reportagem errada sobre um incêndio em uma refinaria.
Alta Procura
Na mesma reportagem:
Uma rápida observação sobre os tópicos mais pesquisados em cada nação pode sugerir que os usuários de países ricos buscam assuntos mais lúdicos ou frívolos, como artistas ou celebridades, enquanto em regiões em desenvolvimento a busca é por temas mais relacionados ao cenário político e econômico. Não é de estranhar, portanto, que o termo mais pesquisado no Iraque seja o nome do site do exército norte-americano – já que o país vive sob ocupação militar desde 2003.
E ainda tem a lista das palavras mais procuradas em outros países.
TV Pública
As necessidades básicas do país já estão plenamente alcançadas, por isso podemos nos dar ao luxo de jogar pela janela, ou seria pela televisão, esta quantia considerável. Alguém por favor pode me informar o que teremos de vantagem com a criação desta tv pública?
Eu digo o que certamente ocorrerá neste órgão público, será mais um lugar para que haja probabilidade de ocorrer corrupção.
Quanto menor a quantidade de empresas públicas mais dinheiro sobrará para você ter um melhor atendimento na saúde, na educação e na segurança.
Vou utilizar a fala dos políticos para ver se o povo consegue compreender a situação, ou seja, para convencer utilize sempre as variáveis saúde, segurança e educação.
terça-feira, maio 29, 2007
Metas
"Governo tem que ter metas. E as metas têm que ter prazo. Não está bom", disse Agnelli. "Há quantos anos sabemos que precisamos fazer a reforma tributária, a reforma trabalhista e que os juros são altos demais? Precisamos andar mais rápido"
Não há como administrar algo sem metas e dados para fazer o acompanhamento destas metas. E claro, um período para que estas metas sejam atingidas.
Diversificação
Para a prefeitura a maior diversificação foi um incentivo para um grupo formado pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) para a produção de bioenergia.
Acho que o prefeito não está tendo visão do que poderia ser uma grande diversificação da economia de Santa Cruz do Sul e da região.
Já existem duas regiões interessadas na atração da montadora Toyota, uma se concentra na região das missões e outra, que está entrando na briga para atrair a montadora, é a região de Pelotas.
Fica aqui uma sugestão ao prefeito, para que tente também atrair este grande investimento para a cidade e para a região.
segunda-feira, maio 28, 2007
Socialismo
A RCTV foi tirada do ar as 00:59 horas de hoje, para que os leitores do blog fiquem por dentro do que está ocorrendo leiam as notícias aqui, aqui e aqui. Todos que não se enquadram na forma de ver a política como o governo a vê são retirados de circulação.
Você pode estar pensando: "Mas isto é na Venezuela." Mas lembre-se de onde veio nosso presidente. Aqui também já estamos sendo, aos poucos, controlados pelo governo. Para quem quiser conferir do que estou falando, leiam a Portaria nº 264.
Ela já foi e está sendo muito debatida no blog do Reinaldo de Azevedo e pelo Diogo Mainardi na revista Veja e no seu podcast.
Não se surpreendam se algo semelhante ocorrer aqui na selva.
sábado, maio 26, 2007
sexta-feira, maio 25, 2007
Seriedade no BC
Meirelles disse que as estatísticas apresentadas durante a audiência pública refletem o 'Brasil real'. Ele afirmou que respeita a situação daqueles setores que estão enfrentando dificuldades, mas advertiu que o BC precisa olhar o País como um todo, e não do ponto de vista de um setor específico. 'A maioria da população está sendo claramente beneficiada por uma política econômica de sucesso', disse ele. O risco atual, segundo Meirelles, é o de que a tentativa de atender setores específicos 'estrague' a situação da maioria da população.
Precisamos aprender, como aprendemos a viver sem inflação, a conviver com uma situação econômica mais equilibrada. O que inevitavelmente coloca a moeda brasileira em valorização.
Isto obriga as empresas exportadoras a se tornarem cada mais produtivas e eficazes, tornando público as ineficiências nas empresas.
Mas também acho que o governo está fazendo somente parte do que realmente deveria ser realizado. Aumento de gastos governamentais em áreas não estratégicas colaboram para a manutenção desta elevada taxa de juros. Dou o exemplo do aumento de cargos públicos do atual governo contra o governo de FHC.
O governo não pode conceder benefícios a certos setores, mas também precisa colaborar para que o BC possa diminuir a taxa de juros. Mesmo tendo a certeza de que não será movida uma pena para que esta possibilidade (diminuição dos gastos governamentais) seja efetuada.
quinta-feira, maio 24, 2007
Oferta com Aumento de Demanda
Devido à repercussão causada pela matéria sobre o livro O Segredo, da australiana Rhonda Byrne, publicada na Gazeta do Sul do último sábado, as vendas aumentaram significativamente nas livrarias de Santa Cruz. Na da Unisc, a procura motivou uma promoção com desconto de 15% por exemplar. Com isso o preço passou de R$ 39,90 para R$ 33,92 até este sábado nas lojas do campus e do Shopping Santa Cruz.
Fiquei impressionado com a notícia quando a li hoje pela manhã. Como uma biblioteca de uma universidade com curso de economia consegue não prestar atenção ao fato que está ocorrendo.
Há aumento natural de demanda por um produto, neste caso ocasionado pela manchete que o jornal local concedeu ao livro The Secret, e mesmo com este aumento de demanda a biblioteca concede descontos aos clientes.
Alguém poderia explicar que estão perdendo dinheiro com esta atitude. Neste caso não haveria nenhuma necessidade de conceder desconto.
Casa de ferreiro espeto de pau.
quarta-feira, maio 23, 2007
Falta Pouco
Informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e pode ser conferido aqui.
E qual retorno temos deste recurso? Alguns podem me dizer que temos segurança, desde que pague uma empresa de segurança privada; saúde, muitos pagamos planos de saúde; educação, talvez este tenha sido o que mais usufruí.
terça-feira, maio 22, 2007
Corrupções
Agora no Jornal do Almoço foi mostrado a forma como foram, possivelmente, forjadas provas na Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul para se livrarem de processo. A notícia pode ser lida aqui.
Já outro deputado diz que corrupto e corruptor de R$20.000,00 são insignificantes. Chego a conclusão de que estes valores são como aquele troco da padaria, você compra seus pães e deve pagar R$3,48 e você dá R$3,50 e nem exige seu troco.
Já dizia Mikhail Aleksandro Bakunin em O Estado e a Anarquia, embora com outro enfoque originalmente, mas que se encaixa perfeitamente na atual situação política: "tão logo se tornem governantes ou representantes do povo (...) não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana".
Índice Big Mac
O último índice que saiu mostra que pagamos no Brasil mais caro por um Big Mac do que nos EUA, isto devido à valorização do Real frente ao Dólar.
Enquanto nos McDonald's dos EUA um Big Mac custa, em média, US$ 3,22, no Brasil elé é vendido a R$ 6,90. Com a cotação do dólar a R$ 1,961, no fechamento do câmbio comercial de segunda-feira (21), o hambúrguer custa, portanto, US$ 3,55. São, assim, US$ 0,33 a mais que o mesmo produto nos EUA.
E mais, dos 47 países e/ou regiões analisados pelo índice, o Big Mac brasileiro só é mais barato que em 7 países, são eles: Reino Unido, Dinamarca, área do Euro, Noruega, Suécia, Suíça e Islândia. Para se ter uma idéia da valorização do Real frente a outras moedas, o Real está mais valorizado que o Dólar Canadense, que o Yen e que o Rublo.