sexta-feira, janeiro 05, 2007

Troca de Donos no Le Méridien?

Particularmente não conheço o hotel Le Méridien, mas pelo que li na reportagem é um dos mais tradicionais e luxuosos do Rio. Entretanto, ele poderá estar se despedindo do local, pois o contrato de locação terminou no final de 2006 e os proprietários do imóvel, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), estão por sua vez, abrindo uma concorrência para a locação do prédio.

Alguns itens que me chamam a atenção neste processo:

  1. Qual será perda de clientes caso a atual empesa locatária seja derrotada na concorrência? Pois devem existir pessoas que se hospedam pela marca do hotel.
  2. Qual será a vantagem competitiva que a empresa proprietária do Le Méridien possuem frente aos concorrentes, com informações internas? Tipo: saber qual a rotatividade de hóspedes, qual o gasto médio do hóspedes além do pernoite. Para que com isso possam trazer uma proposta muito mais competitiva.
  3. Caso a atual detentora perca, qual seria a possibilidade de construção de outro prédio próximo ou mesmo na própria cidade para tirar clientes da nova vencedora.
  4. Quanto será o aumento no valor da locação do prédio?
  5. Qual a porcentagem de aumento que a Previ trabalha?

Questões de estratégias empresariais que ficam restritos à alta direção dos grupos envolvidos.

Nenhum comentário: